Diretor Presidente do Santaféprev participa do Grupo de Trabalho do eSocial para RPPS

Na última quinta-feira, 22/9, o Ministério da Fazenda, realizou em São Paulo, reunião com o Grupo de Trabalho do eSocial para Órgãos Públicos na qual a Aneprem esteve representada por seus conselheiros Ronaldo da Silva Salvini – Presidente do SANTA FÉ PREV  e Léa Santana Praxedes – Presidente do IPSEMC de Cabedelo-PB e da ASPREVPB. O encontro ocorreu no Auditório da Fundação de Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP, em São Paulo.


A abertura do evento foi efetuada por Eduardo Tanaka (RFB). A reunião foi conduzida pelo diretor do Departamento de Regimes Próprios, Narlon Gutierre Nogueira e pela coordenadora  Laura Schwerz  que abordaram o tema “Eventos para os Órgãos Públicos vinculados ao RPPS".  Já Orion Sávio Santos de Oliveira -  analista técnico de Políticas Sociais – ATPS - DPSSO/SPPS/MF trouxe o tema “eSocial como uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas”. Margarida Barreto de Almeida,  auditora Fiscal do Trabalho – MT, discorreu sobre “Cessão de servidores”. Samuel Kruger – auditor Fiscal da Receita Federal tratou dos “Aspectos importantes das folhas de pagamentos”, entre outros.

Para Lea Praxedes, a reunião proporcionou uma enorme interação com vistas a ajustes e melhorias no sistema para que em sua implantação não ocorram inconsistências, uma vez que, o eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas é um instrumento que reunirá em um único ambiente nacional todas as informações dos servidores públicos e privados do Brasil, consolidando e customizando todos os documentos que até hoje são elaborados de forma separada e, isso, certamente facilitará os procedimentos administrativos, financeiros e fiscais nos órgãos públicos.

Lea complementa, que o eSocial é uma mudança extraordinária e significativa para a qual todos temos que está antenados e fazê-la acontecer, pois como disse o famoso e admirável Luiz Marins, “Viver hoje exige uma grande disposição para mudança e para novidade. Exige, também, um constante esforço de rompimento com o passado, com a linguagem, com os conceitos e modos com os quais sempre fizemos as coisas. “Mudar é a única certeza estável!”